A Converse Skateboard apresentou no dia 22 de fevereiro às 13 horas o vídeo-documentário FIX TO RIDE IAPI, que conta a história de uma das pistas de skate mais importantes do Brasil, além de mostrar sua reforma e uma competição antológica

Daniel Crazy, Luan de Oliveira, Carlos Iqui, Rafael Russo, Biano Bianchin, Guilherme Gnomo, Dwayne Fagundes, Carlos Ribeiro, entre outros muitos skatistas brasileiros tiveram sua vida marcada por um local: IAPI. Inaugurada em 2001, a famosa pista de Porto Alegre, que fica na Praça Frederico Balvê, é até hoje um dos points mais importantes do skate nacional.

Mas mesmo sendo de grande importância para o skate brasileiro, IAPI estava carente de reformas. E não eram só os próprios skatistas que afirmavam isso. O Guia de Pistas da revista 100% Skate, apurou na época que foi entregue à sociedade o local ainda não estava concluído. E apesar de ter passado por reparos isolados e bastante esporádicos, a pista representava um risco para todos os skatistas que nela andavam.

Para reverter esse quadro e fazer com que a pista do IAPI fizesse jus ao nome que carrega, a Converse Skateboard, única investidora do projeto FIX TO RIDE, iniciou a reforma da pista gaúcha em 19 de outubro de 2010. Menos de um mês depois, no dia 6 de novembro do mesmo ano, o local era reinaugurado com um campeonato com skatistas de diferentes gerações que conheciam bem a história da pista.
Mas desde que o projeto do FIX TO RIDE em IAPI começou a ser desenvolvido, a Converse Skateboard também iniciou as gravações de um documentário. “Gravamos desde das primeiras discussões com os próprios skatistas locais de como seria feita a reforma, quais obstáculos seriam incluídos, entre outras coisas, até o dia da competição”, explica Frederico Naroga, Brand Manager da divisão Converse Skateboard.

Além da história da pista, da reforma e da competição em si, o Documentário do FIX TO RIDE traz depoimentos de skatistas de diferentes gerações e idades. São eles que explicam com seus depoimentos apaixonados como IAPI transformou a vida de cada um.

Confira o Documentário Converse FIX TO RIDE IAPI – para marcar a história.

Mais sobre o FIX TO RIDE

O FIX TO RIDE é uma ação pela qual a Converse Skateboard promove a restauração de importantes points do skate que, por falta de iniciativa pública, estão degradados. Ela consiste, sobretudo, no resgate das pistas e locais que contribuíram e ainda podem contribuir muito para a história do skate nacional e de muitos jovens.

O evento foi realizado pela primeira vez na Argentina, em 2007. No Brasil, é a segunda vez que a marca promove o programa, que, no ano anterior, restaurou e entregou à comunidade carioca, o novo Bowl do Arpoador, no Rio de Janeiro.
E como o nome do projeto já diz, se a idéia do FIX TO RIDE é arrumar a pista para depois andar, ao entregar cada um dos novos picos, a Converse ainda promove uma competição antológica para o dia da inauguração das novas pistas. Foi assim na quarta edição do evento realizado na Argentina este ano, na qual Biano Bianchin faturou o primeiro lugar, e também no Rio.

Na reabertura da pista do IAPI não podia ser diferente. 40 dos maiores skatistas brasileiros, que competem aqui e em outros paises, participam da prova e concorrem a um total de R$ 10 mil em dinheiro.

Veja algumas fotos do Converse FIX TO RIDE no IAPI.